Moldes de Moldagem Por Compressão Convencional

Os moldes do tipo plano são muito utilizados na indústria da borracha, por serem de construção mais simples, portanto mais económica. A velocidade de fecho da prensa não deve ser muito rápida, de modo a permitir o escape de ar ocluído.

Os moldes do tipo semi-positivo combinam aspectos do molde plano e do molde positivo. São obviamente de construção mais dispendiosa. O seu funcionamento é muito bom, com uma folga de 0,1% entre a cavidade e o macho da placa superior. Uma inclinação de 2º nas faces inclinadas permite a formação de rebarba e o escape de gases. Esta construção dá origem à formação de rebarba vertical e horizontal.

Os moldes do tipo positivo apresentam uma série de inconvenientes, para além de exigirem uma construção também mais dispendiosa. Exigem que a preforma tenha um peso muito correcto; peso inferior dará origem a um artefacto defeituoso; um peso superior dará origem a um artefacto com maior espessura. Forma-se uma rebarba tipo pele, entre o macho e a cavidade, que impede também o escape de gases. A remoção do artefacto vulcanizado apresenta também dificuldades. Por estes motivos, este tipo de moldes é muito raramente utilizado.