Usinagem em Alumínio

Usinagem de alumínio é um processo que permite a produção e finalização de ferramentas de alumínio de acordo com a especificação de cada cliente, o que faz com que a indústria conte com ferramentas personalizadas que aprimoram a produção. 

O alumínio é considerado um “metal leve” e ao mesmo tempo bastante durável, o que faz com que esse elemento seja adotado em projetos diversos, especialmente agora, um momento que se fala tanto sobre sustentabilidade nas indústrias.

A usinagem de alumínio é feita com diversas máquinas como tornos, furadeiras, cortadeiras e, com a evolução tecnológica, até CNC que utiliza a inteligência de computadores para fazer o processo de maneira mais eficiente – uma marca importante da indústria.

É importante tomar alguns cuidados durante o processo de usinagem de alumínio para ser eficiente e não gerar desperdício. Por exemplo, evitar temperaturas elevadas, escolher bem o material abrasivo, não deixar que o pó atrapalhe e garantir boa ventilação do espaço.

O alumínio é um metal com muitas vantagens e benefícios. Algumas das principais vantagens do alumínio são:

Leveza:

O alumínio é um metal leve, o que o torna ideal para a indústria de transportes, onde a leveza representa menor consumo de combustível, menor desgaste, mais eficiência e capacidade de carga.


Elevada condução de energia:

O alumínio é um excelente meio de transmissão de energia, seja elétrica ou térmica. Um condutor elétrico de alumínio pode conduzir tanta corrente elétrica quanto um de cobre, que é duas vezes mais pesado e, consequentemente, caro.

Impermeabilidade e opacidade:

O alumínio não permite a passagem de umidade, oxigênio e luz. Essa propriedade faz com que o metal evite a deterioração de alimentos, remédios e outros produtos consumíveis1.


Alta relação resistência/peso:

O alumínio oferece um desempenho excepcional a qualquer parte de equipamento de transporte que consuma energia para se movimentar. Aos utensílios domésticos oferece uma maior durabilidade e manuseio seguro, com facilidade de conservação.


Beleza:

O aspecto externo do alumínio confere modernidade a qualquer aplicação por ser um material nobre, limpo e que não se deteriora com o passar do tempo. Por outro lado, o metal permite uma ampla gama de aplicações de tintas e outros acabamentos.


Durabilidade:

O alumínio oferece uma excepcional resistência a agentes externos, intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos, proporcionando elevada durabilidade, inclusive quando usado na orla marítima e em ambientes agressivos.


Essas são apenas algumas das muitas vantagens do alumínio. É por isso que ele é um dos metais mais utilizados no mundo todo